MENU
02/12/2021

Fecoerusc lança campanha que fortalece o trabalho das cooperativas de energia catarinenses

 

A Federação Estadual das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, inicia neste mês de novembro uma campanha de abrangência nacional para reforçar a importância e traduzir os impactos gerados pelo trabalho das 21 filiadas. A iniciativa mostra números, histórias de cooperados e exemplos de gestão que reafirmam os papéis econômico e social cumpridos por essas cooperativas. A campanha concilia conteúdos jornalísticos e publicitários.

Para o presidente da Fecoerusc, Walmir Rampinelli, quando unidas, as cooperativas filiadas significam números ainda mais relevantes para a economia catarinense. “Em 2020, as cooperativas de energia alcançaram R$ 700 milhões de faturamento no estado. Recursos que permanecem nas regiões onde são gerados, promovendo renda direta para os cooperados, que são usuários e donos do negócio”, explica Rampinelli.

De acordo com dados da Organização das Cooperativas de Santa Catarina, a Ocesc, dentre os sete segmentos de atuação do cooperativismo em 2020, o de infraestrutura ocupa a segunda posição em número de cooperados, ficando atrás apenas do ramo crédito.

 Além dos números que comprovam o impacto econômico, a campanha também contará as histórias que evidenciam o quanto essas empresas importam para as mais de 990 mil pessoas alcançadas. “Na gestão de uma cooperativa, nós ouvimos relatos quase todos os dias de sócios que, ao receberem energia com um custo menor, ou ao participarem de projetos sociais promovidos pela cooperativa, conseguem ter mais qualidade de vida”, relata o presidente da Fecoerusc que é, atualmente, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Pioneira de Eletrificação de Forquilhinha, a Coopera.

Para o professor de cooperativismo e doutor em sociologia política, Dimas de Oliveira Estevam, as cooperativas de energia representam desenvolvimento regional. “O cooperativismo tem contribuído para o crescimento socioeconômico do país. Na região carbonífera e em Santa Catarina, não tem sido diferente”, explica ele.

Voltar

FAÇA PARTE

Quer se filiar à Federação?

Solicite seu cadastro em
fecoerusc@fecoerusc.org.br

IR PARA
TOPO